25/08/2012

Tutorial Blog - Como Formatar uma Postagem

Quando criamos uma postagem podemos editá-la além de apenas escrever. Aprenda as funções dos botões de edição. Os botões que precisam de mais atenção deixarei um link mais aprofundado ensinando passo a passo como usar.

Use esta imagem como guia.




  1. Publicar: ele salva e publica a postagem no blog.
  2. Salvar: Ele salva a postagem como rascunho, ou seja a postagem não será publicada no blog. Se alterou o conteúdo de uma postagem o botão Atualizar irá aparecer, neste caso ele salva e publica a postagem automaticamente.
  3. Visualizar: ele abre uma nova aba, ou janela do seu navegador, e exibe uma visualização parcial da postagem.
  4. Fechar: ele cancela e fecha a janela de postagem.
  5. Escrever: este modo nos permite criar uma postagem de uma forma mais dinamica e fácil.
  6. HTML: use este modo se por algum motivo precise ver os códigos de html (ótimo pra quem está aprendendo linguagem em html, serve como treino).
  7. Desfazer: retrocede, o famoso Control + Z.
  8. Refazer: avança, faz o contrário do Control + Z.
  9. Fonte: muda o tipo de fonte do texto.
  10. Tamanho da fonte: altera o tamanho da fonte.
  11. Formato: são formatações pré-programadas que auxiliam na edição/formatação de uma postagem, com elas economizamos tempo. Elas se dividem em 4, Título, Subtítulo, Título Secundário e Normal. Veja como ficam.

Título


Subtítulo


Título Secundário



Normal

 12. Negrito: deixa a fonte mais "gordinha", dando enfase ao texto.
 13. Itálicoinclina a fonte para a direita, muito usado em citações.
 14. Sublinhado: também pode ser usado para dar enfase no texto, mas de uma forma mais sutil.
 15. Tachado: pouco usado, pois ele indica que o texto em questão é errôneo, ou seja a informação está errada, não é muito usado pois quando colocamos uma informação errada na postagem, lógo corrigimos, deixando de lado a necessidade de usar este botão.
 16. Cor do texto: dispensa explicações.
 17. Cor do plano de fundo do texto: com ele você pode marcar um texto, como se estivesse usando uma caneta-marca-texto.
 18. Link: usado com muita, mais muita frequencia mesmo. Ele direciona o texto para uma página na internet. O link pode ser qualquer página da internet, ABSOLUTAMENTE qualquer página da internet. Seja uma postagem do seu blog, uma página de outro site, vídeo do Youtube, download de algum documento, etc.
 19: Inserir imagem: dispensa explicações, o nome já diz tudo.
 20: Inserir vídeo:   Com este botão o vídeo é inserido na página da postagem. Você pode fazer um Upload (enviar um video salvo no seu computador) ou selecionar um vídeo do Youtube incluindo os vídeos da sua conta no Youtube.
 21. Inserir expanção de postagem: com ele a sua postagem não aparece por inteiro, mostra apenas um resumo da postagem, e logo abaixo aparece um link escrito "Ler postagem completa". Isto é muito útil para postagens que levam bastante imagem, já que as imagens demoram pra carregar.
 22. Alinhamento: se você já usou o Word ou Excel sabe como funciona. Veja os exemplos abaixo;

Alinhamento a Esquerda
 Alinhamento a Direita
 Alinhamento Centralizado 

Alinhamento Justificado Alinhamento Justificado Alinhamento Justificado Alinhamento Justificado Alinhamento Justificado Alinhamento Justificado Alinhamento Justificado Alinhamento Justificado Alinhamento Justificado Alinhamento Justificado Alinhamento Justificado Alinhamento Justificado  Alinhamento Justificado Alinhamento Justificado Alinhamento Justificado Alinhamento Justificado...

 23 . Lista numerada: cria uma lista numérica, como esta que estou usando para criar este guia. 
  1. Corinthians
  2. São Paulo
  3. Palmeiras
  4. Santos
  5. Guarani
 24. Lista com marcadores: dessa forma os marcadores serão colocados no texto da lista.
  • Corinthians
  • São Paulo
  • Palmeiras
  • Santos
  • Guarani
 25. Citação: este botão cria uma tabulação, ou seja, aquele parágrafo de 2 dedinhos que a professora mandava a gente fazer na ecola. Quanto mais vezes você clicar nele, maior vai ser a distancia da citação.
 26. Remover formatação: remove toda a formatação que você fez no texto. Desde tipo de fonte até alinhamento, deixa a formatação do texto zerada. Se você nao gostou da formatação que fez e quér começar do inicio essa é uma boa forma.
 27. Verificar ortografia: ele analisa e demarca as palavras que julga escritas de forma errada.